quinta-feira, 21 de abril de 2011

Não desrespeite a Química Farmacêutica!

Esse post foi feito para a Priscilla Rezende do blog Sacola Phyna, a qual tenho o prazer de dizer que é minha leitora. Ela me alertou para uma determinada prática entre leigos na internet que eu classifico como desrespeito pela química farmacêutica! Mas calma, eu explico minha indignação!
Dentro de uma empresa farmacêitca existe um setor chamado P&D ou Pesquisa e Desenvolvimento. Os farmacêuticos que trabalham ai se dedicam arduamente para desenvolver preparações capazes de tratar o nosso organismo com o mínimo de efeitos colaterais possíveis. Para isso, é estudado o fármaco e principalmente a VIA DE ADMINISTRAÇÃO, ou seja: via oral, via pulmonar, via endovenosa (os injetáveis), via cutânea (aplicados sobre a pele). Cada via tem as suas características, a efetividade de uma formulação está ligada aos componentes e suas compatibilidades com a via por onde eles serão utilizados.
Essa semana eu me deparei com atrocidades (me desculpem a palavra, mas é verdade) que algumas pessoas estão cometendo com preparações farmacêuticas! Veja bem, não é por “mero capricho” que a ANVISA registra de forma separada MEDICAMENTOS e COSMÉTICOS. Dessa forma, não se pode pegar um medicamento que “parece inofencivo” e de forma deliberada transformar ele em cosmético de uso diário! Isso pode comprometer seriamente a sua saúde ou integridade física a curto ou longo prazo.
Para contextualizar o porquê desse meu manifesto, essa semana eu descobri na internet que algumas pessoas vêm usando medicamentos como se fossem cosméticos, e vou citar aqui alguns dos perigos que isso pode trazer!

1 – Leite de magnésia: esse medicamento é uma mistura bem alcalina de hidróxido de magnésio com água, para tratamento de desordens gástricas. Alguns sites sugerem o uso dessa preparação como primer de maquiagem (também conhecido como pré-maquiagem).
Na cosmética, o magnésio é um mineral altamente utilizado na preparação me maquiagens por apresentar boa adesão na pele, alta capacidade de absorver água e gordura, além de ser um ótimo fundo de cor (ou seja, ele realça a cor e impede que ela fique com aquele aspecto transparente). Contudo, não é por acaso que a indústria cosmética usa o ESTEARATO de magnésio, ao invés do HIDRÓXIDO de magnésio.
Acreditem, muitos estudos de compatibilidade cutânea são feitos, a matéria-prima é altamente trabalhada até que se atinjam as condições ideais de segurança para uso do consumidor final.
Para quem não sabe a nossa pele tem um pH próximo a 5. Todas as preparações cosméticas de boa qualidade buscam um pH próximo a esse para evitar lesões na pele e principalmente para evitar a destruição da flora natural (sim! Existem microorganismos sobre a pele que fazem a primeira barreira de defesa do nosso organismo). Agora, você sabe qual é o pH do leite de magnésia? 10! Simplsmente 100.000 vezes maior (pois o pH é um logarítimo e aumenta 10 vezes a cada unidade). O suficiente para, a longo prazo, causar lesões na pele do tipo “queimadura”, além de acabar com a flora cutânea.

2 – Máscara de Aspirina: sério? Essa eu fiquei chocada! Tudo bem que ácido acetilsalicílico é parecido com ácido salicílico... mas ninguém se perguntou se o ACETIL faria diferença ou não? Ninguém parou pra pensar porque que a indústria cosmética até hoje não usou o ácido ACETILsalicílico se ele é tão maravilhosos assim? É simples a resposta: embora ele seja um ótimo antiinflamatório, ele não tem a mesma ação (de esfoliação e combate a acne) que o ácido salicílico. Não existem estudos que mostrem a eficácia e segurança do uso desse ativo na pele, então porque pegar comprimidos de uso farmacêutico para via oral, triturar e jogar no rosto arriscando causar lesões ou outros problemas pra pele?

3 – Máscara de Cebion: sééééério??? Essa eu choquei 3 vezes mais! Tudo bem, vitamina C é ótima para pele, tem ação anti aging, reduz manchas e etc... mas isso é válido para vitamina C na concentração correta! O Cebion (ou outros comprimidos efervescentes de vitamina C) contem aproximadamente 1 grama de vitamina C. Essa quantidade seria excessivamente alta pra ser aplicada diretamente na pele! Embora muitas pessoas não saibam os antioxidantes em altas concentrações tem ação pró-oxidante (ação contrária)! Além disso, a vitamina C é beeeeem hidrofílica (alta afinidade pela água), e na forma química que ela está nesses tabletes ela tem bastante dificuldade de penetrar na pele! O máximo que se irá conseguir é uma mancha na pele, pois a vitamina C, com exposição solar, causa manchas na pele!

4 – Arovit aplicado no couro cabeludo: para quem não sabe, o Arovit é um medicamento para reposição de vitamina A em pessoas com quadro de hipoviotaminose (ou seja, o corpo não produz a quantidade necessária de vitamina A para as funções biológicas). A dose da ampola é bem alta, mas é a indicada para terapia de reposição vitamínica. A ANVISA determinou que em cosméticos a concentração segura e eficaz de palmitato de retinol (derivado de vitamina A presente no Arovit) é de 10.000 UI. Na ampola de Arovit tem 300.000 UI. Deu pra entender o problema? Sabe o que pode acontecer? Descamação de boa parte do couro cabeludo e até perda capilar dependendo da sensibilidade de cada pessoa a esse ativo.

Portanto, pense bem antes de pegar um MEDICAMENTO, e transformar ele em um COSMÉTICO. Existem medicamentos que também são usados como ativos cosméticos, mas em faixas de concentração adequadas. A extrapolação dessas concentrações pode levar a sérios danos. Não tente ficar barateando tudo, pois você pode estar comprometendo seriamente a sua saúde e aparência física. Aqui valem dois jargões bem conhecidos:
- O BARATO SAI CARO!
- A DIFERENÇA ENTRE UM MEDICAMENTO E UM VENENO ESTÁ NA DOSE!

Pense nisso!

COMPLEMENTO

Resolvi colocar aqui  como complemento o comentário do Gustavo, do Blog Cosmética em Foco, pois complementa muito bem o que eu escrevi aqui a respeito da máscara de Aspirina (ácido acetilsalicílico):
"O ácido acetilsalicílico hidrolisa (ou seja, se desintegra) facilmente em água liberando acetato e ácido salicílico. Ou seja: deixa um cheiro horrível de vinagre e uma concentração altíssima de ácido salicílico que é um potente agente queratolítico (queratolítico = destruição dos queratinócitos, células da pele). Eu diria que é sorte a pessoa sair com pele de um tratamento desses."


28 comentários:

Pri disse...

Denise, o post ficou excelente! Me sentia solitária na minha luta contra essas creuzices mas agora tenho uma aliada de peso! Vou divulgar o post e quem sabe as pessoas parem de dar ouvidos aos charlatões da internet. Parabéns!

Unknown disse...

Esse post ficou maravilhoso! vou publicar seus esclarecimentos lá no blog

Bjkas

http://jackiemsmakeup.blogspot.com

Anônimo disse...

ADorei o posto. Tb sou totalmente contra estas "adaptações".
Pior que são tantas por aí que é dificil de saber se realmente funcionam, se fazem mal, se são inertes... o que vc tem a dizer sobre o uso do bepantol nos cabelos, nos labios?

Denise Soledade Jornada disse...

Pois é, um dos poucos ativos sem grandes problemas para a saúde é o pantenol, presente no Bepantol.
Ele tem um grande poder hidratante e cicatrizante para pele, por isso o uso do Bepantol nos lábios rachados é super indicado. Inclusive, mamães que estão em fase de amamentação podem usar a vontade no bico do seio. Ajuda a evitar o ressecamento, evita a formação de fissuras e o bebe pode mamar em cima sem perigo nenhum.
Já o uso nos cabelos não tem perigo pra saúde, mas pode deixar os cabelos uma meleca só! A formulação do Bepantol é altamente oleosa (normal para uma pomada), o mais indicado seria o uso da linha de cosméticos da Pantene, que é toda feita tendo como ativo principal o pantenol, dai o nome Pantene (acredito eu! =P)! O pantenol tem alta afinidade pela fibra capilar e ajuda na restauração e proteção do fio!

Gustavo disse...

Adorei o post! Eu passei a chamar essas creuzices de rituais macabros. É muita irresponsabilidade com o próprio corpo e a própria saúde.

Já que você foi mais fundo: o ácido acetilsalicílico hidrolisa facilmente em água liberando acetato e ácido salicílico. Ou seja: deixa um cheiro horrível de vinagre e uma concentração altíssima de ácido salicílico que é um potente agente queratolítico. Eu diria que é sorte a pessoa sair com pele de um tratamento desses.

Mas o segredo de tudo é a informação. Sempre acreditei nisso e por isso criei o Cosmética em Foco. Quanto mais voltarmos a esses assuntos, mais gente será informada.

Denise Soledade Jornada disse...

Gustavo! Obrigadíssima pelo comentário! É sempre bom esse tipo de complemento de profissionais sérios como tu! Inclusive vou passar essa tua informação lá para o post, pois achei fundamental!!!!

Anônimo disse...

Tem mais uma também: máscara facial feita com areia de gato. E acho que nesse caso vale também dar nome aos bois: a guru do youtube Michelle Phan http://www.youtube.com/user/MichellePhan?blend=1&ob=5
Eu não vou dizer que ela inventou TODAS essas barbaridades, mas com certeza a da máscara com areia de gato veio dela e ela foi uma das pioneiras no tratamento cosmético DIY.

Denise Soledade Jornada disse...

Jesus!!!! Quanto mais eu descubro mais eu me assusto com a cabeça doentia das pessoas!!! Se elas soubessem das porcarias químicas que tem na areia de gato além da "argila maravilhosa" que elas acham que vai limpar a pele delas... Cruzes...

Anônimo disse...

Credo! Mas que barbaridade! Realmente tem louco para tudo! De, parabéns pela inciativa, pois um pouco de informação qualificada e de fácil entendimento sempre é bem vinda para o mundo alheio ao nosso.
Um beijo. Manu

Isabelle Pedrosa disse...

Blog maravilhoso. Já está nos meus favoritos.
Vi um dia desses uma blogueira postar dica de Leite de Magnésia como primer e corri pra perguntar a minha dermatologista e ela disse algo parecido com o que você escreveu.
Que bom que há blogs como esse pra abrir os olhos de algumas mulheres.

CRISTINA disse...

Legal essa informação de que ácido ACETLsalicílico não é o mesmo que Ácido Salicílico. Logo, CARBOcisteína não é o mesmo que cisteína. O que será que esse sufixo pode fazer em nossos cabelos, já que cisteína realmente não alisa?

Denise Soledade Jornada disse...

Prezada Cristina

Existe um ramo na farmácia que chama-se exatamente "Química farmacêutica"! Nesse ramo nós lidamos com alterações estruturais de diversas moléculas buscando novas funções ou otimizações das funções ja existentes para ela. A inserção de grupamentos em uma estrutura (como é o caso da cabocisteína - inserção de uma carbonila em uma molécula de cisteína) altera a relação estrutura atividade dessa molécula de forma a estabilizá-la apenas! Não sei se você leu o meu post sobre a carbocisteína:
http://entendendocosmetologia.blogspot.com/2011/07/carbocisteina-e-acido-glioxilico.html
Mas recomendo fortemente!
Uma mudança estrutural nem sempre significa mudança de atividade! Cada molécula e cada mudança é um caso a ser estudado! Não misture ácido acetilsalicílico com carbocisteína porque nada tem a ver uma coisa com a outra!
A modificação no ácido salícílico (grando o acetilsalicílico) proporcionou a geração de uma nova molécula com novas atividades! No caso da carbocisteína não foi bem assim (se estivermos falando de CABELOS!).
A cisteína alisa sim, se você quiser uma sugestão de leitura leia o livro The Science of Hair Care!
Mas como é uma molécula instável, deve ter sido alterada quimicamente para ter maior estabilidade nos produtos comerciais!

Helen disse...

Olá Denise,

1º preciso explicar como achei seu post...

_tropecei numa receita de alisamento natural e gradual no link a seguir: http://clubebatom.com.br/receita-de-alisamento-caseiro-para-cabelos-ultra-hidratante.html

_joguei "alisamento com aspirina" no google (rsrsrsrs)e achei muitos elogios e recomendações E O SEU POST (que trata da aplicação da aspirina na pele)

EIS MINHA DÚVIDA: no complemento o Gustavo diz que o ác. salicílico é altamente queratolítico. Então, como ele age na queratina natural do cabelo?

Agora me ocorreu que ao invés de 1 alisamento gradual eu consiga 1 destruição gradual, e que os outros ingredientes apenas camuflam isso (kkkkkkkkk)

Segue + 2 links com variações da mesma receita:

http://laborathoriofeminino.blogspot.com.br/2012/02/escova-progressiva-natural.html

http://www.assimsefaz.com.br/sabercomo/como-alisar-o-cabelo-naturalmente

PARABÉNS PELO POST E PELO BLOG e se tiveres alguma resposta manda para hjhpcm@hotmail.com Desde já grata.

Anônimo disse...

Sobre alisamento de cabelo: então, já que não pode usar aspirina porque contém ácido ACETIL salicílico, qual seria uma fonte natural de ácido salicílico?

Aline Azevedo disse...

A linha absolut repair da loreal tem acido salicilico. Qual a diferença?

Aline Azevedo disse...

E o que vc me diz sobre essa matéria?
http://www.produtosdebeleza.com/loreal-absolut-repair-saiba-a-razao-da-popularidade-da-linha-que-custa-uma-pequena-fortuna.html

Tiago disse...

Creuzices! Hahahaha adorei
Tbm sou contra todas essas invenções.

Anônimo disse...

"[Acido acetilsalicílico vira ácido salicílico quando hidrolizado, ou seja em contato com água."
Vc me desmente essa informação?

Anônimo disse...

PARECE VERDADEIRO AS INFORMAÇÕES DESSE POST.... MAS NÃO PODEMOS ESQUECER DA DIMENSÃO POLÍTICA (ALIÁS QUEM NÃO PROCURA SEMPRE LEVAR EM CONTA ESSA DIMENSÃO, ESTÁ FADADO A NÃO ENTENDER AS COISAS, PIOR, ESTÁ FADADO A ACREDITAR CEGAMENTE NESSES "ESPECIALISTAS")...

OK QUE EXISTEM PESQUISADORES INTOXICANDO E TIRANDO A DIGNIDADE E O DIREITO DE VIVER DE MUITOS ANIMAIS PARA QUE OS COSMÉTICOS E MEDICAMENTOS NÃO NOS FAÇA MAL (NÃO QUERO ENTRAR NA QUESTÃO DA BIOÉTICA)....

MAS TB SEI QUE A INDUSTRIA FARMACÊUTICA E COSMÉTICA (ASSIM COMO AS DEMAIS) ESTÃO SUJEITAS AO MESMO SISTEMA SOCIOPOLÍTICO QUE TODOS ESTAMOS: O CAPITALISMO (QUE É SINÔNIMO DE LUCRE ACIMA DE TUDO).... E SERIA MUITO PERIGOSO, TALVEZ ATÉ FATAL PARA ESSAS EMPRESAS SE AS PESSOAS CONSEGUISSEM ATENDER SUAS NECESSIDADES SEM PRECISAR CONSUMIR SEUS PRODUTOS...

CALMA CALMA (PARA AKELES QUE SE APRESSAM EM RELINCHAR) ... N ESTOU DIZENDO QUE É PARA UTILIZAR ESSES MÉTODOS (REALMENTE MUITAS VEZES PERIGOSO).... MAS ACREDITO QUE SIMPLESMENTE IGNORAR A EXISTÊNCIA DE SOLUÇÕES QUE NÃO SEJAM PROVENIENTES DA INDUSTRIAL É SER ALIENADO....

ACREDITO QUE NÃO DEVA-SE UTILIZAR ESSES METODOS "NATURAIS" TAIS COMO ESTÃO COLOCADOS E SÃO FEITOS.... MAS É CURIOSO QUE AS PESQUISAS DESSAS EMPRESAS SÓ VENHAM A FAVORECER SEUS PRODUTOS E DESQUALIFICAR AS DEMAIS ALTERNATIVAS,,,

UM PESQUISADOR DE VERDADE TEM O DEVER ÉTICO DE ORIENTAR AS PESSOAS NO SENTIDO DE COMO ELAS DEVEM UTILIZAR O LEITE DE MAGNESIA E OUTROS PRODUTOS DE MANERIA A NÃO VIR PREJUDICAREM-SE (ISSO NÃO VALE PARA A AREIA COM MERDA DE CATO KKK)

ESPERO QUE VCS NÃO SUBESTIMEM O PODER POLÍTICO-IDEOLÓGICO QUE AS EMPRESAS EXERCEM SOBRE A SOCIEDADE, COMPRANDO CIENTISTAS PARA LEGITIMAREM SEUS INTERESSES (E SAIBAM QUE QUALQUER UM DO MEIO ACADÊMICO COM UM POUCO DE BOM SENSO SABE COMO A CIÊNCIA SE TRANSFORMOU EM UMA DAS MAIORES FERRAMENTAS DE CONTROLE, MANIPULAÇÃO E LUCRATIVIDADE) NÃO É ATOA QUE OS PAÍSES RICOS JÁ DEIXARAM SUA BASE INDUSTRIAL POLUIDORA E DEGRADADORA DO MEIO AMBIENTE PARA OS TAIS PAISES EMERGENTES (SÓ SE FOR EMERGINDO DO ESGOTO), POIS ATUALMENTE SUAS ECONOMIAS SÃO ESTRUTURADAS NOS SERVIÇOS, TECNOLOGIAS E AVANÇOS CIENTÍFICOS ^^

Anônimo disse...

Nossa, q agressivo esse último comentário!! Ate concordo q não se deve fechar os olhos para todas essas questões políticas mencionadas acima, ate pq a industria cosmética e farmacêutica arrecada milhões e milhões, mas q ha um exagero na utilização de certos componentes é obvio. Alimentação saudável é um bom caminho pra te, saúde interna e externa (pele, cabelo, unhas...)

Unknown disse...

Ola vi na internet um alisamento com soro glicosado. Poderia explicar o que é soro glicosado?

Anônimo disse...

Acho que mesmo que os métodos usados por essas blogueiras sejam no mínimo questionáveis, vejo uma possibilidade de estudo nisso tudo, ainda que TB seja irresponsavel, tem-se cobaias humanas por livre espontânea vontade testando medicamentos. Sei que vários vão torcer o nariz mas nos humanos testamos até desinfetante em bichos que não têm nada a ver com a história. E TB não seria a primeira vez que um mesmo produto seria usado pra coisas totalmente improváveis. Não estou dizendo que essas receitas funcionam mas que uma ou outra talvez quem sabe apresentem os resultados buscados por aqueles que as utilizam. E mais uma vez essas receitas sem embadamentos são feitos por conta e risco de quem decide fazer.

Anônimo disse...

Se acham que dentro dos frascos de cosméticos e maquiagens só tem ativos hidratantes,ativos naturais,algodão doce e a puta que pariu que tanto anunciam,há,queridos,sabem de nada inocentes.Fazem idéia das substâncias que são utilizadas como conservantes,ou para dar textura,ou aroma,etc?Se utilizam tantos venenos na comida industrializada,se bebemos veneno (álcool),se existe cigarro,pensam que não existem coisas prejudiciais na indústria cosmética,que é puro capital,não ciência?(Aliás,as grandes indústrias farmacêuticas visam interesses $$$$ ,não o bem estar da humanidade,pois o que gira esse mundo perverso são o sexo (desgraçadamente,até isso foi comercializado) e dinheiro).

A autora desse texto é farmacêutica ou algo assim?Fazendo propaganda do serviço, é?Mostra aí os químicos dos cremes filha,mas fala a verdade.Das tintas capilares,descolorantes,filtro solar,esmalte,rímel,até cosméticos infantis.Qualquer produto pode causar alergia,explica o pq.Quando fumar era considerado chique(anos 70,80)começaram boatos de que o cigarro causava malefícios.Aí vieram cientistas pagos anunciando que era mentira.Quem conta isso é o respeitado Dráuzio Varella,numa entrevista.
Eu uso Leite de Colônia com Aspirina,como secativo para acne,nunca tive problema algum.O truque é usar esporadicamente,para não causar o efeito rebote,nem irritar a pele,e,logo em seguida lavo com um sabonete facial.Lógico que peles sensíveis não devem usar,serve para as oleosas e acneicas,que são mais fortes.Agora algumas receitas caseiras me chocam mesmo,tipo limão e açúcar para exfoliação.Mas não são mais nocivas do que cremes e afins.

Unknown disse...

Olá...vi em um blog que leite de magnésia seca a acne confesso que fiquei curiosa se funciona mesmo...tenho a pele bastante oleosa ecom acne e queria saber se realmente posso usar..obg

Anônimo disse...

Argumentos rasos e fracos. Adoro ver a indústria cosmética se descabelando, desespero total. Ainda bem que vivemos a era do conhecimento, eu diria a revolução do conhecimento. Faz um post sobre os absurdos que a indústria cosmética coloca nos shampoos, condicionadores, mascaras etc. Parafina líquida, petrolatos, etc.

Deborah disse...

Que post cheio de bobagens! Tem que cuidar mais na hora de sair escrevendo... Tu não tem conhecimento técnico algum pelo jeito!

Unknown disse...

Gostaria de saber a respeito do bicarbonato eu por uma questão alérgica comecei a pesquisar outras formas de lavar os cabelos e achei uma pessoa na internet ensinando a fazer um shampoo com bicarbonato a receita era uma colher de chá de bicarbonato para 600 ml de água então ,? ,Fiquei com dúvida isso é seguro o que pode acontecer com meu cabelo ??? Sei que o pH dele é diferente mas muda com a mistura de água ??? Já tentei vários shampoos e ainda estou com alergia o dermatologista que fui só me prescreveu uma pomada e não me deu alternativas de produtos pedi consulta com alerhologista mas enquanto isso minha cabeça mais e testa coçam muito

Juliana disse...

Estou usando leite de magnésia para lidar com oleosidade excessiva no cabelo.. é ótimo, super funciona na hora. Não vejo mal sendo que dentro dos shampoos que utilizamos tem químicas nocivas a saúde e todo mundo usa..

A Estrutura da Pele

A pele é o maior órgão do corpo humano, composta por três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme (camada mais interna de tecido adiposo). Ela atua como uma barreira protetora, prevenindo a perda de água e bloqueando a entrada de agentes exógenos.
Epiderme: é constituída de várias camadas de queratinócitos (células responsáveis pela produção de queratina) em diferentes estágios de maturação. Essa é a camada responsável pela prevenção da desidratação das demais camadas. Na epiderme está o extrato córneo, que é a parte mais externa da epiderme. O extrato córneo é a barreira protetora contra a penetração de substâncias estranhas ao corpo.
Derme: é um tecido elástico e resistente que proporciona resistência física ao corpo inteiro. Essa camada fornece os nutrientes para a derme e é formada por células como fibroblastos, granulócitos, colágeno, elastina, glicosaminoglicanos e glicoproteínas.


A Estrutura do Cabelo

O fio de cabelo é formado pelos seguintes componentes: a cutícula, o córtex e a medula.
Cutícula: é constituída por proteínas, é parte mais externa do fio, sendo responsável pela proteção das células do córtex. É a camada cujas propriedades estruturais servem de proteção contra influências externas, ela é responsável pelo ingresso e egresso de água, o que permite manter as propriedades físicas da fibra. É formada por células escamosas de queratina que se sobrepõem umas as outras, lembrando escamas de peixe, formando uma cobertura.
Cortex: ocupa a maior área seccionada do fio (75 %) e é constituído por células ricas em ligações cruzadas de cistina (enxofre) e células rígidas separadas uma a uma por uma membrana celular. O córtex é formado por macrofibrilas de queratina alinhadas na direção do fio. Distribuídos aleatoriamente no córtex estão os grânulos de melanina cujo tipo, tamanho e quantidade determinam a cor do cabelo.
Medula: No interior do córtex está localizada a medula, porém esse componente pode estar presente ou ausente ao longo do comprimento do fio.