sábado, 23 de janeiro de 2010

O Batom que ainda preocupa


"Homens: Não deixem de passar este informativo para suas esposas,
filhas, namoradas, amigas ou colegas de trabalho.
Mulheres: Atenção para o batom que usam.
A Dra. Elizabeth Ayoub, é médica biomolecular e emitiu um alerta para
batons contendo chumbo, que é uma substância cancerígena."


E é assim que o sensacionalismo se inicia... Esse e-mail circula desde 2003 e pasmem: até hoje algumas pessoas ainda se preocupam com isso!
Esse e-mail foi baseado em fatos infundados, com informações mentirosas, mas como a grande massa prefere acreditar nesse tipo de “fonte de informação” ao invés de procurar fontes mais confiáveis, fez-se o caos! 

Vamos então às mentiras: 
- O e-mail fala para passar um anel de ouro no batom, e que aparecendo um marca preta isso seria indicativo de chumbo. Até onde eu sei não existe uma reação entre ouro e chumbo que pudesse ter como produto algo de coloração preta. Mas então porque fica preto?! Simples: SUJEIRA! É milenar a prática de limpar jóias com batom ou talco. Ambos são capazes de polir as jóias, limpando-as, o que confere um brilho! Inclusive passeando pela internet (nesse assunto) vi o depoimento de uma menina que falou: “Eu testei primeiro no batom da marca x e o da marca y que ficou preto, quando testei o terceiro batom, da marca z, não ficou preto!!!” Lógico!!! O Anel já estava limpo! 
- A Dra. Elizabeth Ayoub, é uma nutricionista e não médica biomolecular, a coitada estava pedindo na internet que ajudasse ela a desmentir tudo. Ela nunca falou nada disso! 
- Alem disso tudo, bastava fazer uma pesquisa no site do FDA cruzando os termos “lead” (chumbo) e “lipstick” (batom) para descobrir que tudo isso é uma farsa. A baixo uma tradução de uma das páginas do FDA sobre esse assunto. 

O chumbo é um contaminante intencional ou impurezas que podem estar presentes em níveis muito baixos em alguns aditivos de cor e de outros ingredientes comuns, como a água, que são usados para produzir cosméticos. O FDA realizou recentemente um teste dos níveis de chumbo em batons específicos. Os resultados mostraram que os níveis de chumbo encontrado nas amostras de batom eram extremamente baixos, e o FDA não acredita que os produtos testados gerem preocupação quanto a sua segurança. Os resultados deste teste estão disponíveis no artigo, Determination of total lead in lipstick” (Determinação de chumbo total em batom), publicado em julho-agosto 2009 edição do Journal of Cosmetic Science.
O FDA pretende realizar mais testes com batons comercializados nos EUA e vai avaliar se ainda será necessária qualquer ação do FDA, baseada em suas conclusões.

Ainda tem uma página de perguntas e respostas sobre esse assunto bem interessante na página do FDA, mas não coloquei aqui porque era muito extensa. Se você não sabe inglês, use o Google tradutor, fica meio torta a tradução, mas já ajuda a entender. 

De tudo que li sobre o assunto na internet percebi que isso era sensacionalismo de algumas organizações “anti produtos químicos”, visto que essa notícia começou a se espalhar após a Campanha por Cosméticos Seguros (Campaign for Safe Cosmetics).  
Esse tipo de notícia não deve ser levada a sério se órgãos responsáveis pela segurança de produtos destinados ao uso humano (como a ANVISA, no Brasil, e o FDA, nos EUA) não se manifestarem. Se indústrias tentam colocar produtos feitos “de qualquer jeito” no mercado, “porque elas não estariam nem ai para os consumidores (só visando o próprio lucro)”, pode ter certeza que os órgãos regulamentadores não deixariam esses produtos passarem para o mercado! 
Por isso lembrem-se bem: Esses órgãos nos protegem, produtos registrados e regulamentados são seguros! Já aqueles falsificados, que muitas pessoas insistem em comprar no dito “mercado negro” não se pode garantir a procedência e principalmente a segurança.



Nenhum comentário:

A Estrutura da Pele

A pele é o maior órgão do corpo humano, composta por três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme (camada mais interna de tecido adiposo). Ela atua como uma barreira protetora, prevenindo a perda de água e bloqueando a entrada de agentes exógenos.
Epiderme: é constituída de várias camadas de queratinócitos (células responsáveis pela produção de queratina) em diferentes estágios de maturação. Essa é a camada responsável pela prevenção da desidratação das demais camadas. Na epiderme está o extrato córneo, que é a parte mais externa da epiderme. O extrato córneo é a barreira protetora contra a penetração de substâncias estranhas ao corpo.
Derme: é um tecido elástico e resistente que proporciona resistência física ao corpo inteiro. Essa camada fornece os nutrientes para a derme e é formada por células como fibroblastos, granulócitos, colágeno, elastina, glicosaminoglicanos e glicoproteínas.


A Estrutura do Cabelo

O fio de cabelo é formado pelos seguintes componentes: a cutícula, o córtex e a medula.
Cutícula: é constituída por proteínas, é parte mais externa do fio, sendo responsável pela proteção das células do córtex. É a camada cujas propriedades estruturais servem de proteção contra influências externas, ela é responsável pelo ingresso e egresso de água, o que permite manter as propriedades físicas da fibra. É formada por células escamosas de queratina que se sobrepõem umas as outras, lembrando escamas de peixe, formando uma cobertura.
Cortex: ocupa a maior área seccionada do fio (75 %) e é constituído por células ricas em ligações cruzadas de cistina (enxofre) e células rígidas separadas uma a uma por uma membrana celular. O córtex é formado por macrofibrilas de queratina alinhadas na direção do fio. Distribuídos aleatoriamente no córtex estão os grânulos de melanina cujo tipo, tamanho e quantidade determinam a cor do cabelo.
Medula: No interior do córtex está localizada a medula, porém esse componente pode estar presente ou ausente ao longo do comprimento do fio.