quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Protetores solar reprovados?

Quando a radiação UV atinge a pele, uma parte dela é refletida e a outra parte é absorvida. Como resposta a essa absorção, ocorre o desenvolvimento de eritema (vermelhidão na pele), melanogênese (produção de melanina, o que dá a coloração à pele) e o aumento de queratinócitos (células que formam a epiderme - camada mais superficial da pele). Também pode ocorrer a alteração do pH da pele, levando a desidratação, xerodermia (Secura excessiva da pele com descamação fina e pulverulenta), e descamação (é quando a pele descasca depois de um tempo).
Como conseqüência a uma exposição demasiada pode haver a formação de queimaduras da pele, desde as mais leves (caracterizadas por uma vermelhidão dolorida) até queimaduras de 3º grau (com formação de bolhas e feridas inflamadas). Além disso, a radiação solar pode induzir a formação de radicais livres, que são os responsáveis pelo desenvolvimento de rugas.
A radiação UVA é menos energética, porém penetra mais profundamente na pele, podendo atingir as camadas mais profundas. Ela é a responsável pelo fotoenvelhecimento. Já a radiação UVB é menos penetrante, porém ela também pode atingir camadas mais profundas e contribuir no fotoenvelhecimento. Além disso, a radiação UVB tem o poder de atingir o DNA das células podendo desenvolver um câncer de pele.

Para contextualizar: Radiação UVA é a radiação das câmaras de bronzeamento artificial. Ela é menos agressiva, mas pode causar grandes danos, por isso a proibição do uso dessas câmaras pela ANVISA
(http://www.anvisa.gov.br/DIVULGA/NOTICIAS/2009/111109.htm).

Os filtros solar atuam absorvendo a radiação UV transformando-a em radiações menos energéticas e mais inofensivas ao nosso organismo. Eles são usados para proteger o corpo das radiações que somos expostos diariamente.
Essa semana o jornal O Globo publicou os resultados de testes feitos com filtros solar pelo “Pro Teste” (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor). Nesse teste 8 marcas, de 10 analisadas, foram reprovadas por diferentes motivos.

“Foram avaliados os produtos Avon Sun, L'Oreal Solar Expertise, Cenoura & Bronze, Helioblock (da La Roche Posay), Episol Loção Oil Free, Coppertone Loção, Sundown Complex, Natura Fotoequilíbrio, Nívea Sun e Banana Boat Bloqueador Solar Ultra (todos com FPS 30).
No teste, foram examinados fatores como: a quantidade de informação no rótulo, a qualidade das substâncias em sua composição, a chance de causar irritabilidade, a hidratação, a proteção, a resistência à água e sua textura.”

(http://oglobo.globo.com/vivermelhor/mat/2009/12/01/pro-teste-reprova-oito-marcas-de-protetor-solar-entre-eles-produtos-como-sundown-avon-nivea-banana-boat-la-roche-posay-914998729.asp)

A revista Marie Clair traz mais detalhados os resultados de cada filtro:
http://revistamarieclaire.globo.com/Revista/Common/0,,EMI107935-17605,00-PROTETORES+SOLARES+DERRAPAM+EM+TESTE+DE+RESISTENCIA+CONFIRA+O+RESULTADO.html

Pra você entender o porquê da reprovação desses filtros:

Perda do FPS: O FPS informa quantas vezes mais um indivíduo pode ficar exposto ao sol com filtro, em relação ao tempo que queimaria sem filtro (ou seja, com um protetor solar de FPS 30 você está 30 vezes mais protegido do que quando não usar filtro). Por isso é importante que o filtro solar mantenha o seu grau de proteção por um período prolongado. Muitos filtros garantem (no rótulo pelo menos) 8 horas de duração. Marcas como Nívea e Sundown foram reprovadas por perderem 50 % da sua capacidade de proteção na primeira hora de uso. Já a marca Copertone foi reprovada por declarar um FPS de 30 na embalagem e conter um FPS de 25. Embora essa diferença possa não ser significativa para pessoas de pele mais escura, para pessoas de pele muito clara essa diferença é muito grande.
Resistência à água: é importante que os protetores solar sejam resistentes à água, ou seja, que não saiam (nem parcialmente!) após um banho de mar, piscina, riacho e etc. Marcas como Sundown e Natura foram reprovadas por apresentarem uma redução do produto para 55 % e 30 % respectivamente.

Dicas importantes para uso de protetores solar
- Embora a validade do frasco seja de dois anos, após abertura do produto ele não dura muito se não for guardado corretamente (longe do calor e da luz). O ideal mesmo é comprar um protetor solar novo a cada veraneio.
- A quantidade que se passa não precisa ser grande, porém deve ser suficiente para cobrir toda a área que se deseja proteger. A reaplicação com o passar do tempo é muito importante!
- O Produto deve ser aplicado 20 minutos antes da exposição ao sol. Dessa forma ele adere melhor à pele tendo um resultado melhor.
- Cuide para não colocar a roupa antes que produto seque totalmente, pois isso pode acabar retirando parte do produto aplicado.

Algumas literaturas interessantes:
- Protetor Solar FPS100 - Photoprot - Desenvolvido por alunos da UFRGS em parceria com a Biolab! (http://bala-magica.blogspot.com/2009/11/photoprot-primeiro-fotoprotetor-100.html)
- Karina Paese – Dissertação de Mestrado da Faculdade de farmácia da UFRGS (http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/13393).
- Débora Nakai – Dissertação de Mestrado do instituto de química da UNICAMP (http://biq.iqm.unicamp.br/arquivos%20/teses/ficha35173.htm)
- http://www.inmetro.gov.br/consumidor/produtos/protetorSolar.asp
- Revista Química Nova, volume 30, número 1, pág 153-158, 2007.

5 comentários:

Josepe Franco Gerent disse...

Muito legal!

Denise Soledade Jornada disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Taiana Rocha disse...

Muito legal o post...fiquei mto surpressa com os resultados..Uso la Roche e por pagar mais caro achei que a proteção fosse melhor...Terrivel engano...Deveria ter comprado Cenoura & Bronze que alem de barato é mlhor! Bjão e sucesso com o blog!

Josepe Franco Gerent disse...

Da uma lida aqui: http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI4137520-EI1497,00-Sociedade+Brasileira+de+Dermatologia+questiona+teste+com+protetores.html

Josepe Franco Gerent disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

A Estrutura da Pele

A pele é o maior órgão do corpo humano, composta por três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme (camada mais interna de tecido adiposo). Ela atua como uma barreira protetora, prevenindo a perda de água e bloqueando a entrada de agentes exógenos.
Epiderme: é constituída de várias camadas de queratinócitos (células responsáveis pela produção de queratina) em diferentes estágios de maturação. Essa é a camada responsável pela prevenção da desidratação das demais camadas. Na epiderme está o extrato córneo, que é a parte mais externa da epiderme. O extrato córneo é a barreira protetora contra a penetração de substâncias estranhas ao corpo.
Derme: é um tecido elástico e resistente que proporciona resistência física ao corpo inteiro. Essa camada fornece os nutrientes para a derme e é formada por células como fibroblastos, granulócitos, colágeno, elastina, glicosaminoglicanos e glicoproteínas.


A Estrutura do Cabelo

O fio de cabelo é formado pelos seguintes componentes: a cutícula, o córtex e a medula.
Cutícula: é constituída por proteínas, é parte mais externa do fio, sendo responsável pela proteção das células do córtex. É a camada cujas propriedades estruturais servem de proteção contra influências externas, ela é responsável pelo ingresso e egresso de água, o que permite manter as propriedades físicas da fibra. É formada por células escamosas de queratina que se sobrepõem umas as outras, lembrando escamas de peixe, formando uma cobertura.
Cortex: ocupa a maior área seccionada do fio (75 %) e é constituído por células ricas em ligações cruzadas de cistina (enxofre) e células rígidas separadas uma a uma por uma membrana celular. O córtex é formado por macrofibrilas de queratina alinhadas na direção do fio. Distribuídos aleatoriamente no córtex estão os grânulos de melanina cujo tipo, tamanho e quantidade determinam a cor do cabelo.
Medula: No interior do córtex está localizada a medula, porém esse componente pode estar presente ou ausente ao longo do comprimento do fio.