quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Curiosidades a respeito de bronzeamento e tons de pele

Nossa Cor!

A nossa cor provém da misturas de vários pigmentos existentes no nosso corpo. Os principais são a Eumelanina (coloração marrom) e a Feomelanina (coloração vermelha e amarela).
Esses dois pigmentos são sintetizados a partir do aminoácido tirosina. A partir de reações bioquímicas da enzima tirosinase, presente nos melanossomas (complexo que produz a melanina dentro das células chamadas melanócitos, que ficam nas camadas mais profundas da pele), a tirosina é convertida em eumelanina ou, juntamente com outro aminoácido (cistina), convertida em feomelanina.
A diferença nos tons de pele se da pela diferença de tamanho dos melanossomas presentes em cada melanócito, e não pela quantidade de melanina produzida (essa é sempre igual). Ou seja, peles brancas têm melanossomas com eumelanina menores que os melanossomas de eumelanina produzidos pela pele negra.
Alguns pigmentos como a hemoglobina (pigmento vermelho do sangue) e os carotenóides (pigmento laranja presente na pele que pode ser obtido também pela alimentação) contribuem para o tom final da pele.

Bronzeamento

A melanina é um fotoprotetor natural, assim depois de produzida, a melanina é transferida para as camadas mais superficiais da pele para conferir essa proteção frente aos danos que o sol pode provocar.
Quando somos expostos às radiações UV, ocorre um estímulo celular aumentando a produção de pigmentos nos melanócitos. Devido a essa resposta biológica é que ficamos mais escurinhos após uma exposição mais prolongada ao sol.
Mas daí surge a pergunta: Porque tem gente que fica horas no sol e não pega uma corzinha?
Simples! Em algumas pessoas a melanina produzida degrada durante o processo de transferência até a superfície da pele, não aumentando o tom da cor final da pele. Vale lembrar aqui que essas pessoas, por esse motivo, têm uma suscetibilidade maior a danos cutâneos e por isso devem usar um filtro solar potente!

Autobronzeadores e Bronzeamento a jato

Os autobronzeadores do mercado e o bronzeamento a jato têm como principal componente a Dihidroxiacetona (DHA). A DHA liga-se aos aminoácidos da nossa pele resultando em compostos com pigmentos que variam do laranja ao marrom, esses pigmentos têm a capacidade de ficarem retidos à pele por dias. Conforme a composição (de aminoácidos) de cada pele tem-se uma ou outra coloração final. Por isso que algumas pessoas que usam esses produtos ficam morenas (com aparência de bronzeado do sol) e outras ficam meio alaranjadas!



Aceleradores de bronzeamento

Esses produtos têm tirosina e cistina na sua composição (aqueles aminoácidos que são convertidos em eumelanina e feomelanina). Algumas empresas afirmam que a aplicação desses aminoácidos diretamente sobre a pele poderia estimular a produção de melanina (eu não acredito que essas formulações consigam penetrar profundamente na pele para aumentar a quantidade desses aminoácidos no sítio de produção da melanina – também, alguns autores afirmam que o aumento da quantidade dos aminoácidos no sítio de ação não aumenta a quantidade de reações de conversão).

Cápsulas de Betacaroteno

O betacaroteno é um pigmento alaranjado presente na pele. O consumo através de cápsulas ou alimentos (como a cenoura) pode aumentar a quantidade dele na pele. O problema é que um excesso de ingestão de betacaroteno, ao invés de resultar em um aspecto mais bronzeado, pode acabar resultando em um aspecto mais alaranjado.

Nenhum comentário:

A Estrutura da Pele

A pele é o maior órgão do corpo humano, composta por três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme (camada mais interna de tecido adiposo). Ela atua como uma barreira protetora, prevenindo a perda de água e bloqueando a entrada de agentes exógenos.
Epiderme: é constituída de várias camadas de queratinócitos (células responsáveis pela produção de queratina) em diferentes estágios de maturação. Essa é a camada responsável pela prevenção da desidratação das demais camadas. Na epiderme está o extrato córneo, que é a parte mais externa da epiderme. O extrato córneo é a barreira protetora contra a penetração de substâncias estranhas ao corpo.
Derme: é um tecido elástico e resistente que proporciona resistência física ao corpo inteiro. Essa camada fornece os nutrientes para a derme e é formada por células como fibroblastos, granulócitos, colágeno, elastina, glicosaminoglicanos e glicoproteínas.


A Estrutura do Cabelo

O fio de cabelo é formado pelos seguintes componentes: a cutícula, o córtex e a medula.
Cutícula: é constituída por proteínas, é parte mais externa do fio, sendo responsável pela proteção das células do córtex. É a camada cujas propriedades estruturais servem de proteção contra influências externas, ela é responsável pelo ingresso e egresso de água, o que permite manter as propriedades físicas da fibra. É formada por células escamosas de queratina que se sobrepõem umas as outras, lembrando escamas de peixe, formando uma cobertura.
Cortex: ocupa a maior área seccionada do fio (75 %) e é constituído por células ricas em ligações cruzadas de cistina (enxofre) e células rígidas separadas uma a uma por uma membrana celular. O córtex é formado por macrofibrilas de queratina alinhadas na direção do fio. Distribuídos aleatoriamente no córtex estão os grânulos de melanina cujo tipo, tamanho e quantidade determinam a cor do cabelo.
Medula: No interior do córtex está localizada a medula, porém esse componente pode estar presente ou ausente ao longo do comprimento do fio.