sábado, 26 de dezembro de 2009

O mito do xampu sem sal!

Há muito tempo que eu ouço a mesma história: Não use xampu com sal, faz mal, resseca, reverte o alisamento feito pela progressiva.
Sinceramente, até hoje ainda não achei nenhuma explicação plausível pra essa recomendação.
Para que você entenda um pouco mais vou fazer uma breve contextualização:

O que é o “sal” (NaCl – cloreto de sódio – sodium chloride) no xampu?

O sal tem como função o espessamento do xampu. Esse espessamento é feito para tornar mais fácil a aplicação do xampu nos cabelos, evitando que ele escorra facilmente. Além disso, um xampu pouco viscoso gera uma sensação de “ralo”, “pouco concentrado”, assim o espessamento também tem um papel na melhora dos aspectos sensoriais.
O sal interage com as cadeias dos tensoativos (que são responsáveis pela limpeza propriamente dita dos cabelos) fazendo com que eles “aumentem de tamanho” (em linguagem técnica: ocorre um aumento do tamanho de micela) e isso gera um aumento na viscosidade final do produto.
A quantidade de sal que é colocada pra se obter esse resultado é geralmente inferior a 1 %. E seria possível colocar mais? NÃO!
Conforme aumenta a quantidade de sal colocada, maior é a viscosidade adquirida, entretanto, isso tem um limite, uma quantidade máxima, pois se essa for excedida O PRODUTO PERDE A VISCOSIDADE TOTALMENTE, voltando a parecer “água”. Ou seja, por mais que uma empresa queira colocar mais sal ela não poderá, pois seu produto não ficará adequadamente viscoso. Assim, qualquer xampu que tenha sal na composição não o apresentará em quantidade muito alta (em geral abaixo de 1 %).
Mas permanece a dúvida: Porque a recomendação de não usar xampu com sal?
Na minha sincera opinião: jogada de marketing por parte das indústrias de cosméticos! O sal é uma matéria-prima barata perto dos outros espessantes (inclusive por ser usado em baixa quantidade). O uso de outros espessantes mais caros, além de todo o mito criado contra o uso do sal, permite que as empresas possam vender produtos mais caros.
Não existe uma explicação plausível para essa recomendação!

Algumas explicações que achei na internet são completamente infundadas, por exemplo:

- O SAL RESSECA O CABELO, PROVA DISSO É COMO FICAM OS CABELOS COM O SAL DO MAR NA PRAIA.

1º - O sal é um composto altamente solúvel em água, logo, com uma ducha de água nos cabelos você rapidamente consegue retirar todo o sal dos cabelos.
2º - A quantidade de sal no mar é de 3 a 5 vezes maior que a de qualquer xampu.
3º - Na água do mar não tem só sal e água, e sim diversos outros compostos químicos, além de sujeira e microorganismos imperceptíveis ao olho humano. O cabelo não fica ressecado depois de um banho de mar e sim sujo!
4º - O que resseca os cabelos na praia não é a água do mar, e sim as radiações solares as quais estamos expostos! Lembre-se que mesmo em dias nublados estamos sujeitos às radiações UV (sim! Elas podem ultrapassar as nuvens e lesar nossa pele e cabelos).

- O SAL REAGE COM OS PRODUTOS DE ALISAMENTO E REMOVE-OS REVERTENDO O ALISAMENTO

No alisamento, os produtos utilizados não ficam no cabelo pra sempre. Eles são aplicados e através de reações químicas modificam as ligações químicas do cabelo, sendo retirados após todo processo. Não existe um alisamento que deixe um produto no fio que “segure” o fio para ele não encrespar!
Além disso, não há relatos na literatura que comprovem que existe uma incompatibilidade química entre o sal do xampu e cabelos alisados, capaz de reverter quimicamente o alisamento.

- O SAL AUMENTA O pH DO XAMPU, E ISSO É PREJUDICIAL.

A quantidade de sal colocada nos xampus não é suficiente para alterar o pH do xampu. Além disso, o xampu de limpeza profunda, que tem pH mais alto, não tem seu uso proibido para pessoas que fazem alisamento.


Enfim, enquanto uma explicação (cientificamente comprovada) não aparecer sigo com a mesma opinião: a recomendação do uso de xampu sem sal é jogada de marketing das empresas de cosméticos para supervalorizar seus produtos, agregando valores mais altos a eles!
Até porque o nosso suor tem sal (sim! NaCl)... então devo pensar que o suor é capaz de ressecar os cabelos e reverter o processo de alisamento capilar?

Se vocês tiver alguma explicação plausível, com algum embasamento químico, por favor deixe postado aqui!

Um comentário:

Helena disse...

Adorei sua dúvida. Era a minha também, agora está explicado. Obrigada por esclarecer!
Abraços Helena

A Estrutura da Pele

A pele é o maior órgão do corpo humano, composta por três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme (camada mais interna de tecido adiposo). Ela atua como uma barreira protetora, prevenindo a perda de água e bloqueando a entrada de agentes exógenos.
Epiderme: é constituída de várias camadas de queratinócitos (células responsáveis pela produção de queratina) em diferentes estágios de maturação. Essa é a camada responsável pela prevenção da desidratação das demais camadas. Na epiderme está o extrato córneo, que é a parte mais externa da epiderme. O extrato córneo é a barreira protetora contra a penetração de substâncias estranhas ao corpo.
Derme: é um tecido elástico e resistente que proporciona resistência física ao corpo inteiro. Essa camada fornece os nutrientes para a derme e é formada por células como fibroblastos, granulócitos, colágeno, elastina, glicosaminoglicanos e glicoproteínas.


A Estrutura do Cabelo

O fio de cabelo é formado pelos seguintes componentes: a cutícula, o córtex e a medula.
Cutícula: é constituída por proteínas, é parte mais externa do fio, sendo responsável pela proteção das células do córtex. É a camada cujas propriedades estruturais servem de proteção contra influências externas, ela é responsável pelo ingresso e egresso de água, o que permite manter as propriedades físicas da fibra. É formada por células escamosas de queratina que se sobrepõem umas as outras, lembrando escamas de peixe, formando uma cobertura.
Cortex: ocupa a maior área seccionada do fio (75 %) e é constituído por células ricas em ligações cruzadas de cistina (enxofre) e células rígidas separadas uma a uma por uma membrana celular. O córtex é formado por macrofibrilas de queratina alinhadas na direção do fio. Distribuídos aleatoriamente no córtex estão os grânulos de melanina cujo tipo, tamanho e quantidade determinam a cor do cabelo.
Medula: No interior do córtex está localizada a medula, porém esse componente pode estar presente ou ausente ao longo do comprimento do fio.