quinta-feira, 26 de novembro de 2009

A motivação

Nas últimas décadas, a beleza tornou-se o alvo, tanto de mulheres como de homens, no mundo inteiro. Definida pelas tendências de cada época, a moda dita os padrões ideais. Nesse contexto, não se visa somente a “perfeição” em roupas, calçados e acessórios, mas também em pele, unhas e, principalmente, cabelos. Segundo o censo do Franchising 2000, salões de beleza movimentam 3,1 milhões de reais por ano, atendendo clientes dentre os quais muitos estão permanentemente insatisfeitos com sua aparência física.
O conceito da imagem corporal segundo Osório (1992) é uma representação de experiências passadas e presentes, reais ou fantasiadas, conscientes ou inconscientes; é a idéia que o indivíduo tem de si próprio.
A necessidade de adquirir uma adequação física e social é dinâmica e muitas vezes pode pressionar homens e mulheres a buscar a aceitação em seus grupos de iguais. A parti de uma não aceitação podem surgir tensões e conflitos que resultarão em sentimentos de ansiedade, inferioridade, baixa auto-estima e retraimento súbito ou gradual (Kaplan & cols., 1997). Segundo Outeiral (1994), o corpo, nesse momento, assume um importante papel na aceitação ou rejeição por parte "da turma".
Assim, a busca por uma melhora na aparência física, abre as portas para o grande mercado dos cosméticos. Produtos surgem com milhares de promessas que muitas vezes não se cumprem e o consumidor leigo acaba sempre tendo que "pagar para ver".

É nesse âmbito que surgiu a idéia do presente Blog.

Permitam-me que eu me apresente: Meu nome é Denise, sou mestre em ciências farmacêuticas (e agora doutoranda) na área de cosmetologia. Sempre fui uma apaixonada pela área cosmecêutica, mas sempre senti uma carência de informações sobre o assunto, principalmente para leigos. Assim resolvi criar esse Blog, para discutir sobre o que são, como funcionam, mitos e verdades sobre cosméticos!

Espero que todos apreciem e participem através de discussões e informações!

3 comentários:

Josepe disse...

Adorei a iniciativa, vou te visitar aqui frequentemente!

setemaria disse...

Finalmente um blog sem mitos pras mulheres que querem se cuidar.

Já está nos favoritos!

Fernanda Poletto disse...

Oi, De!

Que legal, parabéns pelo blog! Lindo!

Bjos,

Fe

A Estrutura da Pele

A pele é o maior órgão do corpo humano, composta por três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme (camada mais interna de tecido adiposo). Ela atua como uma barreira protetora, prevenindo a perda de água e bloqueando a entrada de agentes exógenos.
Epiderme: é constituída de várias camadas de queratinócitos (células responsáveis pela produção de queratina) em diferentes estágios de maturação. Essa é a camada responsável pela prevenção da desidratação das demais camadas. Na epiderme está o extrato córneo, que é a parte mais externa da epiderme. O extrato córneo é a barreira protetora contra a penetração de substâncias estranhas ao corpo.
Derme: é um tecido elástico e resistente que proporciona resistência física ao corpo inteiro. Essa camada fornece os nutrientes para a derme e é formada por células como fibroblastos, granulócitos, colágeno, elastina, glicosaminoglicanos e glicoproteínas.


A Estrutura do Cabelo

O fio de cabelo é formado pelos seguintes componentes: a cutícula, o córtex e a medula.
Cutícula: é constituída por proteínas, é parte mais externa do fio, sendo responsável pela proteção das células do córtex. É a camada cujas propriedades estruturais servem de proteção contra influências externas, ela é responsável pelo ingresso e egresso de água, o que permite manter as propriedades físicas da fibra. É formada por células escamosas de queratina que se sobrepõem umas as outras, lembrando escamas de peixe, formando uma cobertura.
Cortex: ocupa a maior área seccionada do fio (75 %) e é constituído por células ricas em ligações cruzadas de cistina (enxofre) e células rígidas separadas uma a uma por uma membrana celular. O córtex é formado por macrofibrilas de queratina alinhadas na direção do fio. Distribuídos aleatoriamente no córtex estão os grânulos de melanina cujo tipo, tamanho e quantidade determinam a cor do cabelo.
Medula: No interior do córtex está localizada a medula, porém esse componente pode estar presente ou ausente ao longo do comprimento do fio.