domingo, 18 de dezembro de 2011

Blogagem Coletiva: Meus 7 links


Essa semana, depois de séculos sem dar a atenção devida para o meu blog. Eu vi que eu havia recebido um desafio da Carla do blog (maravilhoso por sinal) Eu acredito em cosméticos! O desafio chama-se Blogagem Coletiva “Meus 7 Links", e tem como objetivo unir os blogueiros de várias áreas diferentes, criando um post nos quais eles falam de 7 links de seus blogs.

Eu sou meio verde nesse negócio de blog... a ficha custou a cair (até eu entender como realmente funcionava a coisa), mas resolvi aceitar o desafio e entrar na brincadeira!

Vamos lá então:

1. Seu post mais Bonito – Como a minha linguagem é científica e muitas vezes crítica, é difícil achar um post “bonito”, mas pra mim o mais fofo é o 20 de Janeiro – O dia doFarmacêutico. Esse post foi dedicado a minha profissão, logicamente, e a Carlos Drummond de Andrade, que eu fiquei feliz em saber que também era farmacêutico... pelo menos na formação!

2. Seu post mais Popular – Ah! Esse é o post chamado Carbocisteína e Ácido Glioxílico. TODO mundo quer saber desse tipo de escova progressiva. É o post mais visualizado e mais comentado disparado!
 
3. Seu post que gerou mais discussão/controvérsia – Nossa.... esse com certeza foi o post Nãodesrespeite a química farmacêutica. Cara... Esse gerou muita discussão! Inclusive a Priscila (do blog Sacola Phyna) colocou um link do meu post no blog dela e até lá a discussão foi braba! Mesmo com as minhas explicações farmacêuticas, teve muita gente que eu não consegui convencer que é perigoso usar aspirina no rosto como máscara de esfoliação! Esse post inclusive acabou resultando em uma entrevista minha para o Vida e Saúde (da RBS – afiliada da Globo aqui no RS).

4. O post que ajudou/ajuda mais gente – Além do post (já citado - Carbocisteína e Ácido Glioxílico) acho que tem três empatados: pH... einh?, Mas para que serve isso? e Cellophane para os cabelos! Amo! Esses três acho que esclareceram algumas coisas interessantes para muitas pessoas!
5. O post que o sucesso te surpreendeu – O que mais me surpreendeu foi o post Perfumes, no qual eu falo um pouco sobre como são estruturados e quais os tipos de perfumes. Me surpreendeu porque até hoje é um dos mais visitados. Nunca imaginei!

6. O post que não recebeu a atenção que deveria – Olha... não sei se é porque é recente ainda ou se é porque não chamou atenção mesmo, mas o post que não recebeu a atenção que eu esperava foi o Perda de cabelo – Calvicie – Alopecia. Achei que seria mais procurado.

7. O post que você tem mais orgulho – Ah... todos! Mas acho que principalmente daqueles que eu defendo o meu lado né (como farmacêutica)?! Como nos posts: Não desrespeite aquímica farmacêutica, Testes em animais: a polêmica, Indústria não é chacrinha!

Bom... indicado os 7 posts, vem agora o mais difícil: escolher sete blogs de segmentos diferentes para participar. Pra mim é muito difícil porque eu conheço poucos blogs... talvez eu falhe um pouco e acabe indicando segmentos iguais ou semelhantes, mas ai vão eles (me perdoem quem não gostar da indicação):



Nenhum comentário:

A Estrutura da Pele

A pele é o maior órgão do corpo humano, composta por três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme (camada mais interna de tecido adiposo). Ela atua como uma barreira protetora, prevenindo a perda de água e bloqueando a entrada de agentes exógenos.
Epiderme: é constituída de várias camadas de queratinócitos (células responsáveis pela produção de queratina) em diferentes estágios de maturação. Essa é a camada responsável pela prevenção da desidratação das demais camadas. Na epiderme está o extrato córneo, que é a parte mais externa da epiderme. O extrato córneo é a barreira protetora contra a penetração de substâncias estranhas ao corpo.
Derme: é um tecido elástico e resistente que proporciona resistência física ao corpo inteiro. Essa camada fornece os nutrientes para a derme e é formada por células como fibroblastos, granulócitos, colágeno, elastina, glicosaminoglicanos e glicoproteínas.


A Estrutura do Cabelo

O fio de cabelo é formado pelos seguintes componentes: a cutícula, o córtex e a medula.
Cutícula: é constituída por proteínas, é parte mais externa do fio, sendo responsável pela proteção das células do córtex. É a camada cujas propriedades estruturais servem de proteção contra influências externas, ela é responsável pelo ingresso e egresso de água, o que permite manter as propriedades físicas da fibra. É formada por células escamosas de queratina que se sobrepõem umas as outras, lembrando escamas de peixe, formando uma cobertura.
Cortex: ocupa a maior área seccionada do fio (75 %) e é constituído por células ricas em ligações cruzadas de cistina (enxofre) e células rígidas separadas uma a uma por uma membrana celular. O córtex é formado por macrofibrilas de queratina alinhadas na direção do fio. Distribuídos aleatoriamente no córtex estão os grânulos de melanina cujo tipo, tamanho e quantidade determinam a cor do cabelo.
Medula: No interior do córtex está localizada a medula, porém esse componente pode estar presente ou ausente ao longo do comprimento do fio.